O anterior já era uma bosta... O_O


.

Oi, leitores.

Hoje estava dando uma lida nas novidades no jornal Link, do estado de São Paulo e encontrei uma entrevista sobre o Internet Explorer 8 com itens de seus rivais [ Google Chrome e Firefox ]



Explorer 8 copia rivais com inteligência

Nova versão do navegador da Microsoft traz elementos do Firefox e do Chrome para reverter êxodo de usuários

Reporter: LUCAS PRETTI

É só olhar o gráfico ao lado e concluir: desde o lançamento do Firefox pela Fundação Mozilla, em 2004, o navegador Internet Explorer (IE), da Microsoft, vem seguindo uma clara curva descendente.

Era mesmo de se esperar que a próxima atualização fosse finalmente competitiva. E é. Apesar de manter o “sabor azul-bebê” típico da Microsoft, a versão 8 final do IE, lançada na quinta-feira, está mais segura, traz novas experiências para o usuário comum da web, digere e melhora inovações dos concorrentes. O objetivo é mudar o rumo do gráfico.

O Link teve acesso exclusivo ao programa antes do lançamento e nesta edição dá dicas de como aproveitar o melhor do Explorer. A maioria das novas ferramentas está um pouco escondida (veja aí o “sabor azul-bebê”) em ícones novos e nomes às vezes confusos.

Veja o caso do que a Microsoft chama de “aceleradores”. Eles não deixam a conexão mais rápida nem fazem a página carregar melhor no Internet Explorer. É uma função prática para acessar mapas, traduções e outras funcionalidades diretamente na página, sem precisar abrir novas abas (“guias”, para o IE). A aceleração da navegação viria da economia de cliques gerada pelo recurso.

Outra novidade já estava presente nos betas da versão 8. São os webslices, conceito que une widgets a favoritos. Um aplicativo fica disponível na barra superior do navegador e, quando clicado, abre uma janelinha de conteúdo da web – o que acaba virando um leitor invocado de RSS, com vídeos, fotos, serviços “embedados” e texto, claro.

A Microsoft aposta que os webslices terão o mesmo sucesso dos widgets do Windows Vista, acoplados à barra lateral da área de trabalho. Isso porque são empresas ou usuários que devem desenvolver os webslices e o conteúdo. O aplicativo só entra para a galeria após a aprovação do time de marketing da Microsoft (o azul-bebê outra vez). Ainda não é plena a adesão da empresa à cultura aberta do Firefox, que mostra sua força desde 2004.

Mas não se pode negar os avanços. O novo Internet Explorer 8, como o 7, também permite ao usuário trocar o mecanismo de busca integrado por outro serviço e adequar o browser ao estilo de navegação, com extensões (“complementos”) e inéditos níveis de privacidade.

A empresa aceitou, por exemplo, inovações do Chrome e incorporou a navegação anônima ao IE 8. Mas colocou ferramentas corporativas, para os chefes proibirem funcionários de usar o recurso (sim, o sabor azul-bebê).

A teoria da Microsoft – e também o slogan do novo Internet Explorer – é que o navegador deve servir à navegação da “vida real”. Eles se baseiam em estatísticas geradas pelo hábito dos usuários para concluir que 80% das pessoas navegam quase sempre pelos mesmos sites e que a porta de entrada da web na maioria das vezes são os mecanismos de busca. Daí veio, por exemplo, a “busca visual” (veja na página ao lado).

“A Microsoft não pensa em dominar a internet, só em fazer da experiência do usuário a melhor possível”, diz Osvaldo de Oliveira, diretor de Serviços Online e Consumo da empresa. E, de olho no tal gráfico, a política da empresa não muda: o Internet Explorer 8 ainda vem incorporado ao Windows Vista.

Fonte: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=15523

---

Ainda continuo tendo pavor do IE. Fikdik.

See ya! o/

Your Reply